terça-feira, 31 de julho de 2007

ERA VARGAS


A ERA DE VARGAS
Getúlio Vargas foi um líder inquestionável que governou o Brasil pôr 15 anos. Esse período foi chamado de Era Vargas e pode ser dividido em três momentos: Governo Provisório, Período Liberal e Estado Novo. O controle sobre a classe operária passou a ser maior na medida em que o governo controlava os sindicatos, já caracterizados pelo "peleguismo" de seus líderes. Ao mesmo tempo o Estado acena com mais leis Trabalhistas (criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), carteira profissional, férias...), as quais ao mesmo tempo se beneficia em parte os trabalhadores, os acalma, mantendo-os mais dóceis diante dos interesses dos patrões. Ao estudar o Estado Novo, o historiador Alcir Lenharo ( 1946 –1996 ) destacava o papel desempenhado pelo rádio: " o rádio servia, eficazmente, para se espalhar a imagem onipresente de Vargas(...)"
Várias conquistas dos trabalhadores
Estabelecer e melhorar as condições de vida
Proibição de diferença de salário
Trabalho diário de 8 horas
Proibição de trabalho de menores de 18 anos
Trabalho noturno a menores de 16 anos
Indústrias insalubres a menores de 18 anos e a mulheres
Repouso semanal preferencial a Domingo
Férias anuais
Indenização em caso de dispensa sem justa causa
Assistência médica e sanitária ao trabalhador
Reconhecimento de todas as profissões com carteira de trabalho
Comunistas e Integralistas
O Movimento de 1930 criou várias chances de mudança de vida em grande parte da população Brasileira a espera era salário lucrativo Assistência médica e Educação básica, mas por parte dos latifundiários havia forte negação nas mudanças que a população esperava.
Entre as correntes políticas existentes no Brasil algumas defendiam mudanças mais imediatas no brasil entre essas havia o partido comunista do brasil (PCB) fundado em 1992.
Esse partido foi proibido de funcionar normalmente e livremente, esse partido começou a agir na ilegalidade apesar de todas essas mudanças o PCB tinha na cerca de 10 mil companhias que eram chamados de vermelhos.
Os comunistas formaram e se juntaram outros grupos políticos com idéias iguais e algumas semelhantes formando uma aliança nacional libertadora (ANL) seu líder era Luís Carlos prestes que havia comandado a coluna prestes, os integrantes da ANL eram chamados aliancistas essa frente popular pregava a derrubada do governo e uma transformação rápida e profunda no país.
O governo Vargas combateu os comunistas via a aliança nacional e suas idéias como um perigo que devia ser combatido. Por causa disso em julho de 1935 foram proibidas as atividades da aliança nacional libertadora, acusada de subverter a ordem.
O líder do movimento Luís Carlos prestes e sua mulher foram presos em 1936. Prestes ficou numa solitária até o fim da era Vargas, Olga por ser judia e alemã foi enviada a Alemanha e lá foi morta numa câmara de gás.
A propaganda política
Para fazer a propaganda de Getúlio e do estado novo , foi organizado o departamento de imprensa e propaganda (DIP) grandes festas cívicas eram realizadas em homenagem a Vargas, de modo especial no Dia do trabalho (1º de maio), no aniversário do estado novo (10 de novembro) e no aniversário do próprio Getúlio (19 de abril). O rádio passou a ser utilizado na propaganda política.
Além da repressão prendendo ou matando que se manifestasse contra o governo, o estado novo usou a censura aos jornais para se promover. Só eram publicados notícias favoráveis ao governo todos os dias os jornais recebiam telefonemas do DIP (departamento de imprensa e propaganda), informando quai9s notícias não podiam ser divulgadas. E se o jornal publicasse uma notícia proibida? De duas, uma: ou simplesmente era fechado ou não recebia mais papel, cuja distribuição era controlada pelo governo. Pôr outro lado, os jornais que seguissem as ordens do governo, alem do papel, recebiam grande quantidade de propaganda oficial.

Um comentário:

Fátima Wronka disse...

PARABÉNS PELA PRODUÇÃO QUE FIZERAM ATÉ AQUI. MUITO LEGAL!